Na última terça-feira, dia 17/09, a BemTV realizou a premiação do Concurso #QualPerfil: Juventude em Preto e Branco. A premiação contou com a presença dos ganhadores, amigos, familiares e muita conversa. O concurso foi voltado para jovens que participaram do Projeto Olho Vivo ou Jovens Comunicadores, realizados pela BemTV. O prêmio era uma Nikon D50 seminova. 

Daniela Araújo, coordenadora da BemTV, e Matheus Magalhães contaram sobre a iniciativa do concurso. Ao receberem uma câmera, decidiram que o equipamento poderia cedido aos jovens por meio de um concurso, que estimularia a participação de alunos e ex-alunos na iniciativa, dando a oportunidade para que mais jovens tivessem acesso a equipamentos. 

Conversamos com os três primeiros colocados sobre a experiência de participar de um concurso. 

Lucas Henrique, 2º colocado, inscreveu a foto “Ama(r)mentar. Paula Latgé e Ana, mãe de Lucas, contaram a história da fotografia. Paula diz: “A gente foi procurado pela Ana pra fazer uma exposição a partir dos jovens do projeto, numa policlínica no Barreto, e aí na articulação, o Lucas se ofereceu para ser fotógrafo, não por acaso, né!? E foram muitas fotos e essa foto nasce desse encontro, mas foi muito potente, é uma intervenção grande dentro de um espaço público, a partir de um encontro que vem do Olho Vivo e dessa junção, e desse caso que é a vida. A exposição é sobre “ama(r)mentar”, que fala sobre o dia mundial da amamentação.

Miguel Marins foi o 1º colocado do concurso, mas cedeu o prêmio para sua amiga e 3ª colocada, Alane Novaes. Miguel nos conta: “Desde pequeno, eu nunca fui muito de falar. Acho que a fotografia que me ajudou a falar, ela me arranja o que falar sobre as coisas. Eu sempre fui muito quieto, muito observador, então sempre olhei pra coisas que as pessoas não olham, normalmente assim, no cotidiano, então isso me inspira muito. (…) Só queria mostrar o que eu vejo. Eu já tenho câmera e quando eu conheci a Alane, ela já gostava muito de fotografia. A gente começou a se considerar irmão, de coração, a gente sempre estudou junto, tá no 3º ano, vai terminar o ano junto, ela tem muito potencial, quero muito que ela siga nisso.” 

Alane Novaes, a 3ª colocada do concurso, nos contou sobre a surpresa de ganhar a câmera, cedida a ela pelo primeiro colocado. “Eu nem ia fazer a inscrição, não tava muito confiante. Aí o Miguel falou “tenta, tenta”. Ele me ajuda nisso, eu admiro suas fotos (do Miguel). Mas eu não tava com muita confiança pra entrar em um concurso, não dá pra competir com Miguel, ele me inspira. Mas tenta, vai que… Aí ele virou e falou pra mim: “Adivinha quem ganhou? A gente!”. Eu fiquei muito feliz por ganhar o terceiro lugar. E ele inventou isso de me dar o prêmio. Eu nem imaginava. Sou muito grata.”