ASSOCIAÇÃO EXPERIMENTAL DE MÍDIA COMUNITÁRIA 

PROJETO FRENTE PAPAGOIABA DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA JUVENTUDE NEGRA 

EDITAL DE SELEÇÃO PARA AVALIADOR EXTERNO

Encontram-se abertas as inscrições para avaliador externo do Projeto Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra.

I. ESCOPO DO EDITAL

1. O presente edital destina-se à seleção de avaliador externo.

2. Poderão se inscrever profissionais com experiência em avaliação externa em organizações sociais e instituições que atuam na direção da responsabilidade social com a condição de que tenham carga horária compatível para análise dos objetivos, indicadores e atividades previstos no projeto e no quadro lógico.

II. CRONOGRAMA

3. As inscrições respeitarão o seguinte cronograma:

(i) Inscrição (por e-mail): Envio de currículo e carta de intenção pelo e-mail [email protected] com o título seleção de avaliador externo, até 02/07/2019

(ii) Divulgação do resultado final da seleção: por e-mail. 04/07/2019

III. SOBRE A INSTITUIÇÃO CONTRATANTE:

A BemTv é uma organização sem fins de lucro que trabalha desde 1992 com mídia e educação junto a adolescentes e jovens nos territórios populares de Niterói e São Gonçalo, com os quais chegou a desenvolver um trabalho de excelência em formação e prestação de serviços audiovisuais e novas mídias. Em 2017 foi reconhecida como Ponto de Cultura, inserido no contexto da Lei Cultura Viva. O nosso trabalho se estrutura por meio dos eixos Institucional e Programático. No Eixo Institucional estão vinculadas as ações voltadas à sustentabilidade, planejamento, monitoramento, avaliação, construção de indicadores, comunicação e incidência política em espaços de participação e controle social nas áreas da promoção dos direitos das juventudes, de crianças e adolescentes, promoção da igualdade racial, assistência social, educação e cultura. Parte importante da nossa estratégia de sustentabilidade é constituído pela BemTv Produções que opera no formato ‘negócio social’, cujo lucro é totalmente revertido para sustentabilidade das ações sociais da ONG.

No eixo programático estão situadas as ações voltadas à Formação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho; Assessoria para desenvolvimento de projetos individuais e coletivos e Produção audiovisual de pesquisas.

IV. SOBRE O PROJETO QUE SERÁ AVALIADO

Projeto Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra realizado nos Municípios de Niterói e São Gonçalo (estado do Rio de Janeiro) com objetivo de combater a desigualdade racial no acesso da juventude ao mundo do trabalho, por meio do fortalecimento das ONGs integrantes dos Fóruns de Juventudes, diálogo com gestores públicos e empresários para a promoção do acesso do jovem negro ao trabalho decente.

V. OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA FINAL:

O objetivo geral da Avaliação Final é avaliar os resultados e o cumprimento dos objetivos do projeto de acordo com o marco lógico, e os ajustes realizados a partir das recomendações feitas durante a avaliação intermediária.

Os objetivos específicos da avaliação são:

– Avaliar o processo de implementação do projeto, identificando o nível de desempenho e os resultados obtidos e identificar ganhos ou dificuldades que possam ter surgido durante o desenvolvimento de todo o Projeto;

– Sistematizar e avaliar a aprendizagem gerada a partir dos desafios não esperados e os processos organizacionais desenvolvidos para superá-los ao longo da implementação da intervenção e;

– Analisar as potencialidades e os desafios enfrentados nas ações.

A avaliação deverá abranger o período entre 2016 e 2019 e deve considerar a implementação nos Municípios de Niterói e São Gonçalo – RJ

VI. TIPO DE AVALIAÇÃO EXTERNA FINAL:

 Em relação ao tipo de avaliação, sugerimos que o processo conduza uma avaliação que forneça informações quanto a eficiência, consistência, e eficácia e impacto das ações no âmbito do Projeto, assim como a avaliação deve possuir caráter formativo, buscando sistematizar a aprendizagem alcançada ao longo da implementação. 

VII. REQUISITOS E QUALIFICAÇÃO DOS CONCORRENTES

A avaliação final poderá ter como proponente uma pessoa jurídica que possua o conjunto de habilidades necessárias para conduzir este tipo de processo.

Este/a profissional deve ter, ao menos, 2 anos de experiência em trabalhos que envolveram a aplicação de métodos de avaliação qualitativos e quantitativos e a realização de avaliação de projetos sociais no Brasil.

É indispensável ter pós-graduação (Mestrado ou Doutorado), em ciências sociais ou ciências humanas.

VIII. FORMA DE CONTRATAÇÃO

Natureza do Serviço: Consultoria de Pesquisa e Avaliação realizada por meio de Pessoa Jurídica especializada. 

Modalidade da contratação: Contrato por Produto. 

Local de trabalho: Em domicílio (com visitas de campo previstas). 

Vigência do contrato: aproximadamente 01 (um) mês e e meio.

IX CRITÉRIO DE SELEÇÃO

O processo de seleção será conduzido por uma Comissão de Seleção formada por 02 (dois) representantes da Bem TV.

As candidaturas deverão cumprir integralmente e rigorosamente os requisitos mínimos, e serão selecionadas em função dos seguintes critérios:

– Experiência profissional requerida.

– Proposta técnica apresentada no dia da entrevista com quadro metodológico e plano de trabalho.