Pensando na articulação da juventude para a promoção da saúde em Niterói e São Gonçalo, a BemTV e o coletivo Jovens Comunicadores participou nesta quinta (26) de uma coletiva para comunicadores populares sobre prevenção ao coronavírus, promovida pela FIOCRUZ. A intenção é qualificar e fortalecer as ações de comunicação que já são realizadas nas favelas e comunidades. 

A coletiva contou com o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da FIOCRUZ, Rivaldo Venâncio e com o infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, André Siqueira.

Durante a coletiva foram levantadas questões sobre a manutenção dos protocolos de saúde recomendados pelas autoridades, já que as periferias são as áreas que sofrem as consequências com maior intensidade, diante da falta de políticas públicas de proteção a essa parcela da sociedade. 

Questões como a garantia da higiene das mãos em locais onde falta abastecimento de água, a falta de recursos para aquisição de equipamentos de segurança, como máscaras e álcool em gel e a situação dos trabalhadores que não podem se manter em quarentena foram levantadas através do chat durante a coletiva e respondidas pelos especialistas. 

Coletivos como o Data Labe, Papo Reto, Fala Manguinhos e Teia têm realizado campanhas de conscientização e apoio voltada para os moradores de favela.

Veja na íntegra a coletiva.