Nossa História
Jovem segura usa câmera em paisagem verdeJovens e Comunicação: Aprendizado com equipamento
Jovem sobe escadas com fotografias expostas na parede

A Bem TV

Surgiu como idéia em julho de 1990, durante uma viagem de ônibus entre São Luís do Maranhão e Niterói. Dois então estudantes de comunicação da Universidade Federal Fluminense voltavam do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (ENECOM). Lá conheceram e se encantaram com o trabalho da TV Viva, que produzia vídeos educativos e os exibia com telão e projetor nos bairros da periferia do Recife, em Pernambuco. Os dois estudantes da UFF queriam implantar, em Niterói, um projeto nos mesmos moldes.

A proposta era que a “Bem TV” (que já tinha este nome desde o início) virasse um projeto de extensão da UFF. Isso não aconteceu, mas a idéia se consolidou como projeto de vida de alguns dos integrantes do grupo inicial. Em agosto de 1992 a Bem TV foi registrada como “entidade civil sem fins lucrativos” e, passado mais dois anos, adquiriu sua primeira câmera através de um financiamento da agência alemã “Pão para o Mundo”. (Até então usava equipamentos emprestados da universidade ou dos integrantes do grupo).

Em seus primeiros 10 anos a Bem TV atuou produzindo e exibindo vídeos em sete comunidades de Niterói: Largo da Batalha, Viradouro, Morro do Cantagalo, Monan, Castro Alves, Lara Vilela e Morro do Preventório em Charitas. Nessa última comunidade a Bem TV coordenou o comitê executivo do projeto “Preventório 21”, que em três anos implantou a agenda 21 local desta comunidade. Uma das atividades deste projeto foi a promoção de um curso de produção audiovisual que deu origem ao “Grupo Nós na Fita”, projeto permanente da Bem TV.

O perfil da entidade vem se alterando ao longo de sua existência formal. Hoje a Bem TV aposta na comunicação como metodologia de educação. O público-alvo, inicialmente identificado como “qualquer público organizado”, ganhou contornos mais delimitados, priorizando jovens, adolescentes e educadores. Além do trabalho com vídeo, as atividades atuais se relacionam com outras mídias e formas de expressão como jornais comunitários, fotografia e Internet. Permanece do projeto original o sonho de ter a comunicação a ajudando a construir uma sociedade mais solidária.

bemtv@bemtv.org.br telefone 36041500
parceiros e patrocinio