O projeto Olho Vivo funciona desde 2003 atendendo adolescentes e jovens de comunidades de baixa renda de mais de 15 territórios de Niterói e São Gonçalo.

O trabalho realizado articula oficinas de mídia nas áreas de audiovisual, fotografia, mídias digitais e aplicativos com a assessoria a grupos de egressos das oficinas, que desenvolvem ações de comunicação comunitária nos territórios onde vivem.

Uma ação reconhecida e premiada pelo seu impacto e abrangência

 

O Olho Vivo foi vencedor nacional do Prêmio Itaú UNICEF em 2007 e 2017 (categoria médio porte), e semifinalista do Prêmio Cultura Viva em 2007, 2009 e 2010.

O projeto já teve o apoio do BNDES, Instituto C&A, Secretaria Municipal de Assistência Social de Niterói, Criança Esperança, Fundação ABRINQ, Oi Futuro, Brazil Foundation, FIES Social, Fundação de Arte de Niterói, Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e Petrobrás.

Ponto Vivo – a memória e o olhar da cultura viva comunitária

Em 2018, como desdobramento desta ação, o trabalho da BemTv é reconhecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura com o projeto Ponto Vivo, no contexto da Lei Federal de Cultura Viva.

A Bem TV atua há mais de 25 anos em Niterói, democratizando, através de atividades culturais sempre gratuitas, o acesso de diferentes grupos e indivíduos às tecnologias que lhes permitem registrar e contar suas histórias, numa clara confluência com os objetivos da Política Nacional de Cultura Viva.

O Ponto de Cultura materializa um importante desdobramento desse trabalho, ao possibilitar a jovens das comunidade onde o projeto já atuou, o conhecimento técnico para desenvolver um aplicativo mobile com informações sobre as favelas da cidade, sua história, localização, imagens, vocações.

Ao benefício individual dos jovens participantes se somam resultados coletivos. A disseminação das informações sobre comunidades populares apresentará tais territórios sob uma perspectiva distinta daquela que costuma pautar a mídia tradicional.

O Ponto Vivo contribuirá para a integração desses territórios à cidade, reduzindo a discriminação que incide sobre suas populações.

__________________________________________

Comunidades atendidas por ano:
ANO LOCALIDADES / COMUNIDADES
2003 Preventório
2004 Preventório – continuidade em articulação com a UERJ.
2005 Grota / Jurujuba / Preventório
2006 Preventório
2007 Morro do Estado / Castro Alves / Grota
2008 Morro do Estado – ampliação em articulação com o SESC
2009 Morro do Estado (desenvolvimento do Plano de Ação)
2010 Morro do Estado
2011 Morro do Estado
2012/2013 Santa Rosa/ Viradouro
2014/2015 São Gonçalo
2016 São Gonçalo / Piratininga / Santa Rosa / Largo da Batalha
2017 Região Oceânica (Piratininga / Santa Rosa/ Jurujuba
2018 Piratininga / Santa Rosa

logo Prefeitura de Niterói