A Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra é construída a partir das fissuras na garantia de direitos de jovens negros e favelados do leste fluminense. O projeto é um desdobramento da  “Central Solidária de Oportunidades” (CSO), iniciativa desenvolvida pela Bem TV, que recebeu apoio da União Europeia entre 2012 e 2015, e que segue atuando no território de Niterói e São Gonçalo, agora com uma linha específica de encaminhamento de jovens negros a oportunidades de inserção no mundo do trabalho.

Com a missão de enfrentar a invisibilidade do racismo institucional em Niterói e São Gonçalo e o despreparo das organizações sociais do território para promover esta discussão o projeto investe em três linhas de ação:

Produção e Disseminação de Informação

Capacitação

Incidência Política.

_____________________________

Perante o questionamento de se o racismo institucional afeta de fato o acesso da juventude ao mercado de trabalho e de quê modo, A Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos das Juventudes Negras decidiu sair do achismo.

É dessa inquietação e compromisso que surgiu a pesquisa “A incidência do racismo na empregabilidade da juventude em Niterói e São Gonçalo“.

Realizada pela equipe da BemTv com assessoria do Departamento de Métodos Estatísticos da UFRJ e apoio da União Europeia, a pesquisa inédita visa dar uma base objetiva às políticas públicas de combate ao racismo institucional e fortalecer o movimento social articulado pela Frente.

Venha fazer parte você também!