Central Solidária de Oportunidades

Sobre o Projeto

A Central Solidária de Oportunidades é um sistema que articula os interesses de jovens de classe popular, de empresários e das organizações da sociedade civil que trabalham com juventudes nos municípios de Niterói e São Gonçalo. Trata-se de uma iniciativa que busca identificar as possibilidades de troca e colaboração que existem entre esses atores, dentro do mercado de tecnologias de informação e comunicação.

Jovens das classes populares precisam de trabalho, empresários precisam de recursos humanos tecnicamente qualificados e organizações da sociedade civil, que capacitam jovens de classes populares, precisam potencializar os resultadosda sua atuação. A questão é que muitas vezes esses atores não estão articulados numa mesma rede de relações e é essa a lacuna que a Central Solidária de Oportunidades pretende preencher.

O ponto de partida é um cadastro de jovens egressos ou participantes de processos formativos, na área de comunicação, desenvolvidos em Niterói e São Gonçalo por instituições públicas e privadas. De outro lado, serão contatadas também empresas dos dois municípios dispostas a ofertar vagas de estágio, emprego ou prestação de serviço a jovens previamente capacitados. A partir de um sistema desenvolvido para este fim, será possível cruzar as demandas dos jovens, por trabalho, com a demanda dos empresários, por recursos humanos.

A expectativa é que essa experiência se torne uma referência para as instâncias formuladoras de política públicas dos dois municípios (Niterói e São Gonçalo), visando o desenvolvimento de programas que ampliem as perspectivas de empregabilidade dos jovens desse território. Para isso, a Bem TV busca também fortalecer instâncias como os Fóruns Municipais de Juventudes e Conselhos Municipais de Juventudes de Niterói e São Gonçalo.

.


 

Central Solidária de OportunidadesRua Doutor Contrin da Silva, 04 - Centro - NiteróiCEP 24.020-330 tel.(55) (21) 3617-6184 e-mail [email protected]